Meus Planos de Trabalho
Neste menu é possível cadastrar quanto visualizar os planos de trabalho do servidor. Neste podem ser encontrados tanto os planos vigentes quanto os que já foram concluídos. Quando esse menu é aberto pelo servidor, é possível visualizar todos os planos que já foram cadastrados ou executados.
Para visualizar o conteúdo de determinado plano de trabalho basta clicar no ícone “lupa”. Outra possibilidade é a duplicação de um plano de trabalho, para isso é só clicar no ícone “copiar”. Essa é uma ferramenta útil para servidores que possuem atividades que tendem a se repetir ao longo do tempo. Nesse menu também é possível exportar o plano de trabalho para um arquivo PDF, bantando clicar no ícono “PDF”.
Quando aberto, os planos de trabalho permitem a visualização de suas atividades e dos resultados que foram preenchidos na tela subsequente.
Cadastrando o plano de trabalho
Os planos de trabalho são cadastrados pelos servidores. Para tanto, o servidor deverá clicar no botão “novo plano” e preencher as informações e atividades referentes ao plano de trabalho. O período do plano de trabalho deve contemplar no mínimo um mês e no máximo seis meses. Este interstício deve estar alinhado com a chefia imediata. Não há impedimento de que o tempo do plano de trabalho possa variar para mais ou para menos dentro desse intervalo. Logo, o plano pode ter dois meses, 35 dias, 45 dias, 65 dias, etc. Esse período vai depender da necessidade do setor e de possíveis ajustes temporais. Em certos momentos, para ajustar o plano de trabalho, será necessário aumentar ou diminuir em 01 dia, pois o sistema contabiliza o tempo em horas de trabalho por dias úteis. Sendo assim, cada dia útil aumenta em 8 horas o total de horas do plano de trabalho.
Cabe destacar que o servidor não deve ficar sem um plano de trabalho vigente enquanto estiver em teletrabalho. Portanto, deve-se elaborar e homologar o plano de trabalho sempre próximo à data de finalização do que está em execução, evitando assim, que o servidor fique sem um plano de trabalho ativo.
Atenção
Atenção
Servidores não devem ficar sem um plano de trabalho vigente enquanto estiverem em teletrabalho
É recomendado, ainda, preencher o campo referente a “descrição curta do plano de trabalho” com o período ou interstício, pois isso facilitará a visualização dos planos de trabalho no sistema PGD. Também deve-se preencher a modalidade ou formato em que o servidor se encontra no PGD, sendo elas: remoto, presencial ou parcialmente presencial. Outro ponto a ser preenchido é a data de início e de conclusão do plano de trabalho, bem como um detalhamento das entregas esperadas.
O detalhamento, mesmo que sucinto, deve contemplar as diversas entregas pactuadas. A data de início e de término é o parâmetro que irá gerar o total de horas do plano de trabalho. Atenção, o sistema não aceita uma carga horária das atividades maior que o total de horas do plano de trabalho. Portanto, deve-se adicionar as atividades até que as cargas horárias se igualem. Para adicionar as atividades ao plano de trabalho é só clicar no ícone “adicionar nova atividade” e escolher a atividade previamente cadastrada pela chefia. Caso a atividade não figure na lista é porque ela ainda não foi cadastrada no Sistema PGD. Nesse caso, o servidor deve informar à chefia para que ela proceda o cadastro da atividade, a qual deve estar aprovada na lista de atividades da macrounidade.
Para preencher o plano de trabalho é só repetir o processo até igualar as cargas horárias. Para finalizar é só clicar em salvar. Após essa etapa, o plano de trabalho ficará salvo, mas só vai para a chefia quando o servidor submeter para homologação. Enquanto não for submetido à homologação, o plano de trabalho pode ser editado pelo servidor.